Conselho atua de forma preventiva para garantir que as estruturas tenham profissional habilitado como responsável técnico.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) já iniciou a operação Carnaval 2026 e, nesta segunda-feira (19), começa a intensificar a fiscalização das estruturas de camarotes, palcos e demais instalações temporárias que serão utilizadas durante a festa momesca em todo Estado. As ações seguem até o dia 13 de fevereiro, contemplando os principais circuitos da capital baiana, além de municípios do interior onde também acontece a festa.
Em Salvador, as equipes do Crea-BA atuam nos circuitos tradicionais, como Campo Grande, Pelourinho, Barra e Ondina, além de estruturas montadas em bairros da cidade. A fiscalização ocorre em diferentes etapas, acompanhando desde a montagem até o período próximo à realização do evento, com atenção especial à responsabilidade técnica e à conformidade dos projetos com as normas de segurança.
De acordo com a coordenadora de fiscalização do Crea-BA, eng. mecânica Michele Costa, o trabalho tem caráter essencialmente preventivo. “O Carnaval envolve estruturas de grande porte e uma concentração elevada de pessoas. Nosso papel é garantir que essas estruturas estejam sendo executadas e utilizadas com acompanhamento de profissionais legalmente habilitados, inibindo a atuação do leigo”, destaca.
As ações contam com equipes distribuídas por períodos estratégicos, incluindo a participação juntamente com outros órgãos na Central de Vistoria, que é responsável pela fiscalização dos trios, pranchões e carros de apoio. Durante a fiscalização, os fiscais verificam a atuação do profissional devidamente habilitado nos projetos, instalações e segurança através da Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs).
“Além da capital, o Crea-BA também realiza fiscalizações em cidades do interior da Bahia que promovem festas carnavalescas, reforçando o compromisso do Conselho com a segurança em todo o estado. O cuidado com os eventos precisa estar presente em todas as etapas e sempre com a participação do Conselho contribuindo com o poder público, sempre prezando pelo rigor técnico”, ressalta Michele Costa.
O Conselho orienta produtores, empresas e responsáveis pelas estruturas a regularizarem previamente a documentação técnica e a contratarem profissionais habilitados. A iniciativa integra o conjunto de ações do Crea-BA para assegurar que o Carnaval 2026 seja marcado pela alegria, mas também pela responsabilidade e segurança.
Por: Camila Fiúza: Assessoria de imprensa


