O deputado Fabrício Falcão (PC do B) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de aplauso em comemoração aos 70 anos da Petrobras, completados no dia 3 de outubro. Por meio do documento, o parlamentar historiou o surgimento da estatal.
“A Petrobras foi criada em 3 de outubro de 1953, como resultado de uma campanha popular que durou sete anos – a campanha ‘O petróleo é nosso’. Hoje a Petrobras é uma das mais importantes empresas na área de energia, principalmente de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados. E se destaca como líder mundial de desenvolvimento de tecnologia avançada para exploração petrolífera”, afirmou Falcão.
Conforme ressaltou o deputado, a Petrobras, enquanto estatal, tem um papel que vai além da obtenção de lucro, como a geração de emprego e renda, assim como o desenvolvimento da região onde está instalada. “Inclusive, por não terem o lucro como principal objetivo, as empresas estatais têm um alcance maior, levando investimentos a lugares remotos, onde empresas privadas não costumam atender”, frisou.
Ainda através da moção, Fabrício Falcão enfatizou que o Brasil é autossuficiente na produção de petróleo, e a Petrobras tem grande parque de refino e utiliza majoritariamente petróleo nacional que ela mesma produz.
Em 1961 a Petrobras inaugurou a refinaria Duque de Caxias. Em 1984, foi iniciada a produção em águas profundas na Bacia de Campos. No mesmo ano, a estatal deu início ao patrocínio ao cinema brasileiro, fomentando a cultura audiovisual e valorizando os artistas brasileiros. Em 1996, o investimento no projeto Baleia Jubarte fez da Petrobras uma defensora da vida marinha. Em 2008, a empresa conseguiu extrair o primeiro óleo do Pré-sal, sendo o maior campo produtor de petróleo em águas profundas do mundo, com mais de 2 bilhões de barris de óleo.
“Não podemos deixar de citar os 36 anos da orquestra Petrobras Sinfônica, que conta hoje com um modelo de gestão inovador no país, no qual os próprios instrumentistas definem o projeto administrativo e, com ele, sua maneira conjunta de fazer música. A Petrobras é do Brasil, dos brasileiros. Não se pode falar de desenvolvimento e crescimento sem citar a importância que a Petrobras tem para nosso país. Parabéns a esta empresa e a todos os técnicos e técnicas que fazem parte desta linda história”, concluiu.