"Pé de Meia", projeto do governo do estado, foi lançado hoje, segunda-feira (11), na capital baiana, na Itaipava Arena Fonte Nova.

No dia de amanhã terça-feira (12), o presidente Lula lança mais 100 institutos federais de ensino técnico e superior no Brasil, inclusive na Bahia. Amanhã o governador Jerônimo Rodrigues vai estar em Brasília, para participar desse lançamento.

Isso mostra o convencimento do presidente Lula no seu governo, ele entende que transformar a vida das pessoas é a educação levada a sério no Brasil, "a educação transforma a vida do ser humano", então esse programa visa estender a mão a quem mais precisa de apoio, que são aquelas famílias carentes que muitas vezes deixam de estudar porque tem o sufoco de colocar algum dinheiro em casa. E o que nós queremos, portanto, é reforçar esse apoio para que o aluno permaneça na escola e colocá-lo em tempo integral protegendo a vida da vulnerabilidade social e eventualmente da violência.

Essa ação vem complementar com outras ações da educação, porque o presidente quer concluir o seu mandato, melhorando a aprendizagem na idade correta, ou seja, que o aluno aprenda a ler e escrever na idade correta. Aqui, tem muitos prefeitos e prefeitas, e eu quero aqui, em nome do presidente Lula, reiterar o pedido de apoio, de ajuda da mão estendida dos prefeito e das prefeitas, que coloque a educação no primeiro plano como prioridade em cada município, porque quem faz a alfabetização, quem faz o ensino infantil, é o município, e com isto terá o apoio do governo municipal e federal.

Eu vivenciei quando a gente inaugurou a primeira escola nesse padrão aqui na periferia de Salvador, na Vila Canário, dava para ver a alegria das mães. Mas eu vou transmitir aqui a emoção que eu sentir na inauguração do Vila Canário. Onde vi mães chorando e dizendo ao conhecer a cozinha, que o filho ia tomar o café da manhã, ia almoçar ali, ia fazer a merenda, ela dizia, chorando, agradecendo, "meu filho não vai mais deixar a escola por um prato de feijão vai ser servido a ele". A escola tem teatro, pra ele aprender música, tocar violão, dança, e fizer o que ele quiser. Tem laboratório, tem ensino técnico profissionalizado, então é uma escola acolhedora que o aluno tem prazer de ficar o dia inteiro.

Com esse padrão que nós estamos construindo e a ideia, portanto, é que isso seja transformador. Mas isso não acontecerá apenas com ação pública. Eu acabei de dar uma entrevista, eu vou repetir. A presença do pai, da mãe, da família é algo fundamental. "E eu vou reiterar aqui, você que é pai, que é mãe, que é avô, que é irmão de um menino mais novo, uma irmã, sente com ele para fazer a tarefa de casa, o dever de casa, mesmo que você não saiba o assunto que ele está estudando. Peça ele para lhe ensinar, se você não sabe". Mas esse sentimento de estímulo, de valorização da educação como instrumento transformador, ele é fundamental por parte da família.

Nós estamos fazendo a determinação do presidente Lula aqui em Salvador, colocando a educação no primeiro plano, em primeiro lugar, porque ela transformou a minha vida e a educação é capaz de transformar a vida das pessoas. Então é isso que nós estamos convictos e o presidente fazendo aquilo que fez nos outros mandatos seus, colocando a educação como prioridade absoluta.

Lei de Diretrizes Básicas da Saúde
O ALDB, que é a Lei de Diretrizes Básicas da Saúde, como a Constituição, garante a educação como direito. Então é obrigação do Estado investir. E está sendo feito, a parte de concursos, esforço para uma remuneração decente para os professores. Essas escolas, quando a gente fala da qualidade da escola, é para o estudante entrar numa escola, numa sala confortável, com ar condicionado. Mas é também para o professor ter direito a dar uma aula, em um ambiente confortável.

A gente, quando é professor que dá uma aula em um ambiente quente, apertado, a produção não é a mesma. Então essas escolas são, primeiramente, para os estudantes, mas para os profissionais da educação. Então você tem um investimento na infraestrutura escolar. E hoje aqui é um outro passo. A lógica da concepção é essa.

Se o Estado brasileiro, União, Município, vem fazendo esse esforço, e aqui eu saúdo e abraço os prefeitos, que também acaba sendo chamados a investir nas escolas municipais, nas creches, então há um investimento na infraestrutura, nos professores, e esse ato de hoje com o ministro Csmilo, os dois ministros federais, é para  a gente entrar na Nova Serra, é o investimento no estudante, então é o dinheiro na conta do estudante, que nunca foi normal. Quantos de nós não íamos na escola, porque não tinha um sapato, ou porque não tínhamos uma calça, hoje o estado garante farda, garante alimento fala ainda, "saindo da sala de dentro da escola, eu vou entrar na tua casa, eu vou te garantir dinheiro pra você poder comer, poder viver suficientemente aqui sabendo que não será obrigatório se preocupar", é o que nós estamos dizendo agora, é um governo presente, mas é o futuro da gente, a gente poder sonhar com o futuro.

Insentivo ao estudo
Imaginar que esse programa, ministro Camilo e ministro Rui, o estudante que pega no primeiro ano, segundo e terceiro, pode chegar no seu final do último ano com 9 mil na conta, é um investimento que nós nunca sonhamos com isso, então aqui nós estamos quebrando a lógica, saindo do ambiente da escola, dizendo assim, "nós vamos dar conta de concurso, de salário, de sala de equipamento, de laboratórios", pra chegar a garantia, tempo integral, e além do tempo integral, você pode sonhar que o governo vai te ajudar. Ajudar a garantir teu sonho. É isso que nós estamos aqui hoje, são quas 900 milhões de reais.

Economia para projetos ao final dos estudos
Na economia do município, a Caixa Econômica vai guardar esse dinheiro para que o estudante possa sonhar com o projeto de vida seu, e ele vai sonhar em ser jornalista, ser professor, ser administrador, assumir uma profissão da educação profissional,

Nós precisaremos que as famílias ajudem a gente a guardar, a proteger os sonhos, a esperança de nossos filhos. E eu peço que hoje, aqui dentro da Fonte Nova, o futebol é outro, é o futebol da esperança. Aliás, nós estamos na Fonte Nossa. frizou Jerônimo Rodrigues

Por: Ronda Geral Bahia

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia 




Postagem Anterior Próxima Postagem