PF leva HDs de empresas de ex-vereador em 5ª fase da Overclean na Bahia; empresário já foi preso em operação

Policiais federais apreenderam das empresas Ativa Projetos e Serviços LTDA e da Construtora Impacto, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador, malotes após cumprirem mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Várzea do Poço, Evandro Baldino do Nascimento. Evandro é sócio-proprietário dos escritórios.

Os agentes deixaram o local por volta das 10h30, levando itens, como HDs de computadores, que devem passar por perícia. Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Várzea do Poço, Evandro Baldino do Nascimento já havia sido preso na primeira fase da Operação Overclean, da Polícia Federal, em dezembro do ano passado.

Depois, foi solto e cumpre medidas cautelares. Não foi confirmado se ele continua usando tornozeleira eletrônica. Um advogado, que representa Evandro Baldino e acompanhou o cumprimento dos mandados, disse ao Bahia Notícias que não falaria no momento, alegando que precisaria saber do teor da decisão judicial.

No inquérito em que o Bahia Notícias já publicou, Evandro é acusado de obter quase R$ 2,1 milhões no esquema, atuando em favor de empresas ligadas a Alex Rezende Parente, dono da empresa Allpha Pavimentações e pivô do grupo investigado na Overclean. Ainda segundo apuração, o ex-vereador trocava mensagens de áudio com Alex Parente, propondo fraude em licitações nas cidades de Oliveira dos Brejinhos, no Oeste baiano; e Campo Formoso, no Norte do estado.

Evandro ainda é apontado como atuante em favor da Allpha para conseguir contratos via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional que somam R$ 14,5 milhões. Neste caso, o contrato acabou reprovado pela Caixa Econômica Federal logo em seguida.  

Evandro Baldino do Nascimento tinha comunicação frequente e chegou a encaminhar mensagens de terceiros para Marcos Moura, conhecido como Rei do Lixo, outro alvo da operação, sobre a possível transferência de propostas de obras para um programa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. 

Por: BN.

Foto: Divulgação/ PF


Postagem Anterior Próxima Postagem